quarta-feira, 16 de abril de 2008

O PRIMEIRO ENCONTRO COM CHICO XAVIER

(Transcrito do Livro "No Mundo de Chico Xavier" - Dr. Elias Barbosa - 2º Edição - IDE)

"Recorda, de modo particular, alguma produção que ficasse inesquecível em sua memória ?

Sim, recordo-me de um soneto intitulado "Nossa Senhora da Amargura", que, se não me engano quanto à data, foi publicado pelo Almanaque de Lembranças, de Lisboa, na sua edição de 1932.

Eu estava em oração. certa noite, quando se aproximou de mim, o espírito de uma jovem, irradiando intensa luz. Pediu papel e lápis e escreveu o soneto a que me referi. Chorou tanto ao escrevê-lo que eu também comecei a chorar de emoção, sem saber, naquele momento, se meus olhos eram os dela ou se os olhos dela eram os meus. Mais tarde, soube por nosso caro Emmanuel, que se tratava de Auta de Souza, a admirável poetisa do Rio Grande do Norte"

(Trecho de carta de Chico Xavier a M. Quintão - Revista Reformador - Ano 1932 - Número 8 - Abril - pág 237)

"Alguns autores há muito tempo que não voltam, como , por exemplo, Augusto dos Anjos e Auta de Souza.

Desta última conservo muitas saudades. Quando ela escrevia, fazia-me sentir sensações indefiníveis.

De algumas vezes, eu sentia que ela se achava em companhia de uma outra alma, bastante elevada, que nos disseram ser uma das que compõem a grande falange que colabora com Celina em sua elevada missão de amor.

Esta companheira da alma que se dava com Auta fazia-me ouvir, isto é, sentir, como em relâmpagos, os mais formosos hinos sacros, que eu nunca pude apanhar, porque eram sempre mais vibrações intraduzíveis, melodias que eu podia somente sentir.

Cada Espírito que por mim escreveu fez-me sentir uma sensação diferente, profundamente desiguais entre si."

Nenhum comentário: